Valinhos - Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015 - Hora:09:25

Alunos da Fiec representam o Brasil em competição realizada na Inglaterra

A Fundação será a única do País a participar do evento

Um grupo de seis alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) irá representar o Brasil na Final Mundial Inaugural da Land Rover 4x4 no Schools Technology Challenge, que começa hoje, dia 22, e vai até quarta-feira, dia 24, na Inglaterra. A Fundação será a única do País a participar do evento, que abre pela primeira vez, a participação de outros países além do Reino Unido. 

No projeto, os alunos tiveram que desenhar e construir um veículo de controle remoto com tração nas quatro rodas, capaz de ultrapassar os obstáculos em uma dura pista de teste com terrenos desafiadores incluindo poças, pontes de corda e rochas, em uma pista da Land Rover feita sob medida e que reproduza a capacidade de um veiculo 4x4 em escala real. 

Na etapa internacional, as equipes deverão realizar dois percursos de sete minutos e apresentar todas as etapas do desenvolvimento do projeto. A equipe do município é composta pelos alunos: Victor Nathan de Souza, de 16 anos, do curso de Eletroeletrônica; Vitor Francisco, 16 anos, Design de Interiores; Julio Cesar, 17 anos, Informática; Márcio Souza, 17 anos, Eletroeletrônica; Bruna Tamy Hara, 17 anos, Logística, e Beatriz de Carvalho, 17 anos, Informática. 

O superintendente da Fiec, João Neto, diz que os alunos foram escolhidos mediante quatro critérios: frequência, notas, comportamento e nível de inglês. “Nós fizemos uma triagem e chagamos nesses nomes, apresentamos o projeto a eles de pronto aceitaram. O desafio se tornou maior por que eles tiveram seis meses a menos que as equipes dos outros países, porém eles se dedicaram integralmente, tanto nos sábados e feriados e o resultado é esse”, exaltou. “Além de desenvolver o carro, os alunos tiveram que correr atrás de patrocínio e de toda a burocracia, e são muito merecedores dessa conquista”. 

Neto explica que as passagens aéreas e custos adicionais com hospedagem e alimentação serão bancados pela Fundação. Coube aos alunos custearem o seguro viagem e o passaporte. 

O superintendente ressaltou que aderiu ao projeto por que confia na capacidade dos alunos. “Eles se dedicaram integralmente, fizeram um intensivo de quatro meses de inglês, além do curso que fazem na Fiec e a escola. Quando o projeto nos foi apresentado, sabíamos que a Fundação tinha capacidade de estar nesta competição, e o mais bacana é que fomos a única da cidade, do estado e do País. É uma grande responsabilidade e um grande orgulho”. 

Segundo a gerente da equipe, intitulada de Unitec – New Generation, Bruna Tamy Hara, o ponto forte da equipe é que une alunos de várias áreas. “Cada um contribuiu de uma forma, com aquilo que tinha mais facilidade. Foi trabalhoso, batalhamos muito, porém o grupo todo está muito ansioso e feliz por participar deste grande projeto”, disse. 

Para Vitor Francisco, a competição mudou a vida do grupo. “Com certeza é um divisor de águas para nós e refletirá no nosso currículo, valeu a pena todo o esforço e agora é ir e representar bem o país” comemorou. 

De acordo com  a mãe da aluna Beatriz, a dona de casa Adriana Amaral,  a conquista é motivo de alegria para todos. “Eu, assim como os outros pais, estou muito orgulhosa deles e tenho certeza que essa conquista irá contribuir e muito para o futuro deles. Se esforçaram muito, abriram mão de momentos de lazer e conciliaram com os outros estudos, são merecedores dessa conquista”, diz. “Creio que serão exemplos para os outros alunos, estão mostrando que todos tem capacidade, as chances estão ai, bastam aproveitá-las”. 

A competição

Durante três dias as 13 equipes de 11 países seguirão uma intensa agenda de competições e conhecimento. Terão a oportunidade de visitar a Fábrica da Land Rover, onde verão como é fabricado os veículos 4x4 da marca. Além disso, voltarão no tempo com uma visita ao Castelo Warwick. 

O grupo vencedor da competição ganharão Troféu, uma experiência de dirigir uma Land Rover além de bolsa de estudos na Harper Adams University.


Fonte: maisexpressao.com.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web