Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017 - Hora:18:51

Coaching – para desenvolver pessoas

No primeiro artigo desta coluna, trouxe aos leitores um resumo de minha história, minha transferência para Itupeva e o projeto que desenvolvo com mais força a partir deste mês em toda a região: o Coaching. Por isso, sinto-me no dever de esclarecer o assunto, de forma didática, neste segundo artigo.

Coaching, o que é?

 

O Coaching (do inglês “treino”) é um processo conversacional que utiliza técnicas e conhecimentos de diversas áreas da administração, gestão de pessoas, psicologia, linguagem ericksoniana, planejamento, comunicação e negociação que vem comprovando ser uma das mais importantes e eficazes ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional do século XXI.

 

História do Coaching – Atualmente, o Coaching utiliza muitos princípios e práticas provenientes da área esportiva. O mundo corporativo e educacional já reconhece a profissão e sua importância. A literatura e os nichos de atuação são crescentes e surpreendentes na sua magnitude. As principais áreas de atuação do Coaching são: profissionais (negócios, carreiras e executivos) e pessoais (vida, esportes, saúde, relacionamentos, finanças, entre outros).

 

O papel do Coach (desenvolver pessoas) - Essa é a maior habilidade de um profissional de Coaching: estabelecer uma relação de confiança entre ele e seus clientes, os chamados coachees, e os estimular a alcançarem objetivos e metas muitas vezes ainda não tão claras em razão da pressão que sofrem no cotidiano.

 

O processo de Coaching - O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas, como: a gestão do tempo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, assertividade, controle do estresse, motivação de equipes e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de uma ou mais pessoas.

 

Coaching (momento ideal) - As razões para definir os possíveis candidatos ao Coaching, normalmente, incluem - por exemplo, desde a definição da área de atuação mais indicada para o perfil da pessoa, na busca do primeiro emprego, às questões de baixo desempenho no cargo atual. Oportunidades de desenvolvimento, preparação para mudanças, transferência de função, mudança de nível hierárquico, controle de alto estresse, ajuda na falta de motivação, problemas pessoais que afetam o trabalho, entre várias outras razões que também justificam essa necessidade.

 

A própria pessoa deve perceber o momento ideal para procurar um especialista em Coaching. Normalmente é quando começam a surgir incógnitas sobre alguns aspectos da vida pessoal ou da carreira. Quase sempre parte da pergunta que se faz: e agora, o que devo fazer?

 

O processo ajuda o profissional a refletir e a chegar a algumas conclusões: Estou fazendo o que gosto? Me sinto motivado para fazer o que faço? Trabalho na função certa? É hora de mudar de área? Estou utilizando todas minhas competências no trabalho? Devo mudar de emprego? Seria melhor ser um empreededor independente?

 

O Coaching também é competente para preencher a lacuna deixada pelas pesquisas de empresas, onde os feedbacks aos profissionais, com raras exceções, não são acompanhados de orientações e nem de recursos apropriados a propiciar o desenvolvimento de competências, capazes de resolver os gaps (brechas) apontados. Neste caso, o objetivo do processo normalmente inclui: identificar o gap entre as habilidades de desempenho apresentadas e os níveis desejados, construir as competências desejadas para melhorar o desempenho, e estimular e ajudar os profissionais para que enfrentem essas mudanças.

 

Coaching de Carreira (experiência própria) - Antes de participar do vestibular, buscava saber qual graduação se adequaria melhor ao meu perfil (pessoal, comportamento, gosto e forma de pensar). Na adolescência, eu tinha dúvidas sobre o que realmente gostaria de fazer. Na época, o meu, então, supervisor do departamento de finanças (setor onde trabalhava) me ajudou (como um conselheiro). Ele me despertou para minhas características pessoais de relacionamento, boa comunicação e maneira de pensar. Por isso, acreditava que me sairia bem em comunicação. Seguindo a orientação, fui à busca de informação do curso, o que - até então, não tinha a menor ideia. Logo surgiram dúvidas, porque encontrei várias possibilidades de profissões, que iam desde jornalismo à propaganda e publicidade, marketing e relações públicas.

 

Para saber sobre cada uma das profissões, tive que recorrer à boa vontade do meu supervisor e, naquele momento, também meu conselheiro “o coach”, o qual me ajudou a identificar um livreto que trazia uma pequena descrição de cada um dos cursos e suas áreas de atuação.

 

Meu bom líder me orientou, acompanhou, fez perguntas e me deu dicas durantes algumas semanas. E me ajudou a descobrir e compreender quais eram as minhas aptidões; a analisar e clarificar em que consistia cada uma das possibilidades de formação; descobrir com a qual mais me identificava; ajudou-me a desenvolver estratégias do que eu poderia fazer para atingir meus objetivos de estudo.

 

O fato é que o meu supervisor realizou um verdadeiro Coaching de Carreira, na medida em que como meu conselheiro e treinador, sem que nem ele e eu conhecêssemos então o significado da palavra “coach” que futuramente se tornaria tão conhecida.

 

Este é um caso real, que exemplifica o poder de um Coaching de Carreira e seus resultados - quando aplicado por um profissional não especialista e de forma não estruturada. Imagine o poder desse processo aplicado atualmente por um especialista com todas as técnicas mencionadas...?

*Valter Assis. Coach e escritor. E-mail: valterassis@valterassiscoaching.com.br.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web