Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2016 - Hora:11:33

Ex-pesquisadora da Unicamp fica entre as 25 líderes em P&D na área da robótica

A ex-pesquisadora da Unicamp, Patrícia Amâncio Vargas, atualmente professora da Herriot Watt University (Escócia), foi eleita pela plataforma online Robohub como uma das 25 mulheres que lideram, no mundo, pesquisa e desenvolvimento(P&D) na área da robótica. Em mensagem à Unicamp, Patrícia Vargas expressou “felicidade com a distinção” e orgulho em ser “filha da Unicamp.” 



Patrícia Vargas defendeu seu doutorado em 2005 na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), com foco em inteligência computacional, computação biologicamente inspirada e aprendizagem de máquina. O trabalho foi orientado pelo professor da FEEC, Fernando Von Zuben. Parte da pesquisa foi relatada pelo Jornal da Unicamp em 2003. Atualmente Patrícia Vargas é diretora-fundadora do Laboratório de Robótica da Heriot Watt University. 

 

 

A lista anual da Robohub foi compilada em comemoração ao Ada Lovelace Day, celebração internacional sobre as realizações das mulheres na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O nome faz menção a Ada Augusta King, conhecida como Ada Lovelace, matemática e escritora inglesa, reconhecida por ter escrito o primeiro algorítmo para ser processado em uma máquina.  A Robohub diz que Ada Lovelace “enfrentou uma batalha difícil na época em que as mulheres não eram encorajadas a prosseguir uma carreira na ciência.” 

 

Patrícia Vargas é a única brasileira da lista. Ela é professora da Faculdade de Matemática e Ciência da Computação da Herriot Watt University desde 2008. É membro executivo do Edinburgh Centre for Robotics. Também desenvolveu o mestrado na Unicamp na área de inteligência computacional. 

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web