Itupeva - Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2023 - Hora:17:51

INCLUSÃO: Em Itupeva, crianças do CRAS Hortênsias conhecem o esporte adaptado e vivenciam inclusão

Ação faz parte do "Setembro Verde", para conscientização sobre pessoa com deficiência

 

Como parte da programação das ações da campanha "Setembro Verde", alusivas ao mês de conscientização de luta da pessoa com deficiência, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parque das Hortênsias, em conjunto com o Projeto de Esportes Para Todos (PEPT), promoveu, nesta quinta-feira (14), um encontro entre alunos do projeto e crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS, para troca de experiências sobre o esporte adaptado, as modalidades e a inclusão como um todo.

 

A ação foi conduzida pela professora Jane Bergantin, responsável pelo PEPT, esclarecendo dúvidas e explicando detalhes sobre as modalidades esportivas adaptadas e compartilhando sua experiência em competições regionais, nacionais e internacionais.

 

"Sou grata ao CRAS Parque das Hortênsias por essa iniciativa. Foi um prazer demonstrar para as crianças e adolescentes o que é o esporte adaptado, com informações e vivências em algumas das modalidades. Conseguimos demonstrar um pouco da rotina dos atletas do PEPT", afirmou Jane Bergantin, junto ao professor José Roberto da Rocha. Atualmente o PEPT atende cerca de 70 alunos.

 

Aproximadamente 25 participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na faixa etária de 6 a 17 anos, participaram da ação, que ocorreu no Parque da Cidade, local que abriga a Sala do PEPT.

 

Para a psicóloga Susan Amaral Paiva, que atua no CRAS Parque das Hortênsias, a integração foi fundamental para este público. "Todos tiveram a oportunidade de vivenciar algumas modalidades esportivas, de forma inclusiva e isso é representativo dessa inclusão que foi proposta", comentou.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, destacou a importância da iniciativa. "As crianças e adolescentes que frequentam o CRAS, agregaram novos conhecimentos e ampliaram o sentimento de empatia e o respeito às diferenças entre todos", afirmou.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Defiência de Itupeva (Comped), Daiane Bandeira também esteve presente nesta ação.

 

Confira a relação de modalidades desenvolvidas pelo PEPT:

Ciclismo, Bocha, Tênis, Ginástica Rítmica e Dança, Atletismo, Skate

 

Serviço e critérios

Para participar das aulas oferecidas gratuitamente pelo PEPT, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, é necessário apresentação de laudo atestando a deficiência do interessado (a partir de 2 anos), além do atestado médico que o libera para a prática de atividade física.

 

As aulas acontecem em horários e locais específicos. Mais informações entre em contato, de terça e quinta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, pelo telefone (11) 4593-1375 ou compareça ao Parque da Cidade, nestes mesmos períodos na Sala do PEPT.

 

Escolas e demais instituições que desejam participar desta ação também podem entrar em contato com o PEPT.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web