Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2023 - Hora:14:51

Iniciativa Ambiental em Itupeva inicia a instalação de ninhos e abrigos de pássaros

A cidade de Itupeva está testemunhando uma ação ambiental significativa com o lançamento do projeto "Meu parque, meu ninho".

 

Iniciativa liderada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, visa à instalação de ninhos e abrigos para pássaros em locais estratégicos, como o Parque da Cidade, Vila Aparecida e Quilombo.

 

A prefeitura anunciou que estão sendo instalados um total de 64 ninhos e 3 abrigos especiais para aves. Essas instalações serão concluídas até o dia 27 de setembro, com a intenção de apoiar as espécies durante o período de reprodução e oferecer proteção aos animais.

 

O projeto beneficiará diversas espécies de aves que se adaptaram ao ambiente urbano, como Canário da Terra, Sanhaço, Maritaca, Corruíra, Sabiá, Pintassilgo e muitos outros. O objetivo principal é mitigar os impactos negativos das podas de árvores e desmatamento, proporcionando abrigo e incentivando a comunidade a adotar práticas semelhantes em suas residências, sítios, chácaras e espaços públicos.

 

Devido ao desmatamento excessivo em áreas como a Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, as aves enfrentam dificuldades em encontrar locais seguros para se abrigar durante chuvas e temporais. Isso também afeta negativamente o processo de procriação, com a redução das espécies no ambiente. A primavera é o período em que muitas aves começam a buscar parceiros e construir seus ninhos, tornando esse projeto ainda mais relevante.

 

As casinhas e tratadores utilizados no projeto foram confeccionados a partir de materiais reciclados, incluindo madeira, canos, tinta, verniz, galões de água vencidos e paletes. Essa abordagem sustentável destaca o compromisso de Itupeva com a preservação ambiental.

 

 

Serviço

Para mais informações sobre o projeto entre em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade pelo telefone (11) 4591-1134, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web