Vinhedo - Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015 - Hora:09:42

Prefeitura de Vinhedo cria programa Karatê para Todos

Programa social levará esporte às escolas municipais e entidades que atendem crianças e adolescentes carentes; lançamento será em setembro

Crianças e adolescentes que frequentam escolas municipais e entidades assistenciais terão uma nova oportunidade de praticar atividades esportivas gratuitas dentro da instituição. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer anunciou nesta terça-feira, dia 11, a criação do programa Karatê para Todos, que tem como objetivo oferecer a modalidade esportiva no contraturno escolar e beneficiar crianças e adolescentes que não têm condições se locomoverem ao Centro de Excelência Esportiva, na região central, onde a modalidade é oferecida pela Prefeitura de forma gratuita à população.

 

Os últimos detalhes do programa, que será lançado em setembro, foram definidos em reunião realizada entre o prefeito Jaime Cruz; o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Zampieri; os diretores da pasta, Carlos Eduardo Soldera e Carlos Henrique Gomes da Silva e o instrutor físico de karatê da Prefeitura, Jefferson Pereira Cruz.

 

A escolha do karatê para ser a primeira modalidade esportiva a ser oferecida em escolas e entidades assistenciais tem um propósito, segundo o secretário de Esporte Lazer. “O karatê é uma modalidade que proporciona muitos benefícios no desenvolvimento, porque favorece a saúde física e também influencia no desenvolvimento emocional, mental e intelectual. O karatê disciplina, melhora a concentração e ensina noções de respeito e companheirismo”, explicou o secretário de Esporte e Lazer.

 

O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Vinhedo.

 

A proposta é atender cerca de 300 pessoas pelo programa, entre alunos do ensino infantil, fundamental I e II. Até o momento já aderiram ao programa as escolas municipais Abel Maria Torres (bairro Caixa D´Água), Professor Ricardo Junco Neto (Vila João XXIII), Maria de Lourdes Von Zuben (Jardim Miriam), CIC Eduardo Von Zuben (Vida Nova I), André Franco Montoro (Capela), Jair Mendes de Barros (Jardim Três Irmãos), as entidades Afeto (Nova Vinhedo) e Arca (unidades que funcionam na Capela, Jardim Brasil e Vila João XXIII).

 

Segundo o instrutor de karatê da Prefeitura, Jefferson Cruz, qualquer pessoa poderá participar das atividades. Os participantes, que serão divididos em grupos de acordo com a faixa etária, poderão utilizar uma roupa confortável para a prática esportiva e até o próprio uniforme. A atividade será desenvolvida na própria escola ou entidade.

 

As instituições encaminharão documentos aos pais ou responsável pedindo autorização para a prática esportiva, que deverá ser apresentada juntamente com exame médico.

 

O Karatê para todos também será desenvolvido no Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver da Terceira Idade. Para este grupo específico será feito treinamento sem contato, através do Katá e Kihon.

 

 Três novos professores, contratados por meio de concurso público estarão atuando juntamente com o instrutor Jefferson para o desenvolvimento do programa.

 

Para o prefeito Jaime Cruz proporcionar atividades esportivas e culturais gratuitas à população pode ser muito mais benéfico e eficaz do que muitas obras, porque se torna uma importante ação de inclusão social. “Hoje temos centenas de crianças e adolescentes esperando por um incentivo, para poderem brincar, se divertir e cuidar da saúde no período em que não estão frequentando a escola. Este programa terá uma importante ação social”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

A Prefeitura já estuda inserir outras duas modalidades esportivas no programa, como taekwondo e ginástica rítmica.

 

Centro de Excelência Esportiva

            Crianças e adolescentes que não estudam nas escolas municipais que aderirem ao programa e nem frequentam as entidades assistenciais têm a chance de participar de aulas de Karatê gratuitas no Centro de Excelência Esportiva, espaço da Prefeitura destinado às modalidades de ginástica artísticas e artes marciais.

 

            As aulas de Karatê das Escolas Esportivas da Prefeitura são oferecidas a todos os moradores de Vinhedo, a partir dos 5 anos de idade. As aulas ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 18h. No sábado o local é utilizado para treinamento. Atualmente 130 pessoas participam das aulas de karatê da Prefeitura. Para se inscrever o interessado deve procurar o professor da modalidade no horário e local em que ela é oferecida.

 

Crianças e jovens que se destacarem no programa Karatê para Todos serão convidadas a treinar no Centro de Excelência Esportiva e fazer parte da equipe de competição da Prefeitura.

 

Mais de 5 mil pessoas beneficiadas

Cerca de 5 mil moradores de Vinhedo são beneficiados com projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, que oferece 23 modalidades de graça, para atender o público infantil, juvenil, adulto. São elas: atletismo, basquetebol, karatê, ginástica artística, judô, taekwondo, hidroginástica para gestantes, hidroginástica, futebol, futsal, handebol, natação, vôlei. Há, ainda, modalidades adaptadas exclusivamente aos moradores com mais de 50 anos e que incluem hidroginástica, vôlei, alongamento, coreografia, ginástica geral, relaxamento e dança, tai chi chuan. Na Secretaria de Esporte e Lazer também existe o Departamento de Esportes Especiais, em que são oferecidas as modalidades natação, atletismo e futsal para atletas com deficiência.

 

Veja relação em http://www.vinhedo.sp.gov.br/interna.php?id=208

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes e Lazer pelo telefone 3846-7155.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web