Vinhedo - Domingo, 12 de Julho de 2015 - Hora:10:04

Prefeitura de Vinhedo intensifica orientação para diminuir número de faltas em consultas agendadas nas Unidades de Saúde

Três a cada dez pacientes ainda faltam às consultas. Medidas adotadas pela Secretaria de Saúde têm contribuído para a redução significativa das ausências

Desde a semana passada os usuários que frequentam a Policlínica da Capela e o Centro Médico do Jardim São Matheus (unidades de saúde de Vinhedo que concentram as especialidades médicas) estão recebendo folhetos de orientação sobre a importância de comparecerem às consultas agendadas e desmarcarem o atendimento, com antecedência, caso não possam comparecer.

 

            A ação faz parte do pacote de medidas adotado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, desde o ano passado, para contribuir com a redução significativa de faltas.   

   

            No primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, das mais de 30 mil consultas médicas realizadas nas clínicas básicas (clínico geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia) as faltam representaram 32%, nas sete Unidades Básicas da Rede Municipal. Já nas consultas de especialidades foram agendadas no primeiro quadrimestre 24.186 atendimentos, porém foram executados 19.975 pessoas, o que representa mais de mil faltas no mês.

 

            Segundo o secretário de Saúde de Vinhedo, José Luís Bernegossi, as faltas de pacientes em consultas marcadas ainda apresentam um número elevado. “A cada 10 consultas agendadas, os pacientes faltam em três. No passado, o número de faltas já chegou a comprometer 50% do atendimento diário, conseguimos diminuir este número, mas o nosso trabalho precisa continuar. Com menos faltas da população nos serviços agendados é possível agilizar o atendimento e, consequentemente, melhorar o aproveitamento da agenda dos profissionais de saúde. Quem desmarca o atendimento com antecedência pode dar a oportunidade para outra pessoa ocupar a vaga, evitando que o horário marcado seja definitivamente perdido”, explicou o secretário. Ainda de acordo com o secretário, Vinhedo conta hoje com uma estrutura eficiente na Rede Municipal de Saúde, com condições de atender a toda população. “Porém, o alto índice de ausências afeta o tempo de espera para outros pacientes e temos que corrigir isso para que a Saúde de Vinhedo seja cada vez mais eficiente”, disse Bernegossi.

 

            A partir das próximas semanas, o folheto informativo também será entregue nas demais unidades de saúde de Vinhedo. A entrega é feita durante o atendimento do usuário na recepção das unidades. Banners também foram colocados nas unidades para alertar a população sobre o compromisso de desmarcar ou comparecer às consultas agendadas.

 

            Para Flavio Moreira Alves, coordenador da equipe de enfermagem do Centro Médico do Jardim São Matheus, uma das unidades que já vem realizando a entrega dos folhetos, as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde contribuem para alertar a população sobre o compromisso de comparecer ou desmarcar as consultas agendadas. “Quando entregamos os folhetos e conversamos com os pacientes eles se sentem mais sensibilizados a comunicar as faltas”, disse o enfermeiro.     

       

            Para o prefeito Jaime Cruz, todas as ações adotadas pela Prefeitura nos últimos anos tem contribuído para diminuir o número de faltas. “Imprevistos sempre acontecem, mas quando um paciente comunica a sua falta, sabendo com antecedência que não poderá comparecer no dia e horário marcados, ele dá a oportunidade de atendimento a outro paciente que estava aguardando uma consulta. Comparecer à consulta ou desmarcá-la se tornou um ato de cidadania e respeito com os demais usuários”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

 

           SMS - Uso da tecnologia

Desde o final do ano passado, a Prefeitura tem apostado na tecnologia para reduzir as faltas em consultas. Desde novembro os pacientes recebem mensagens SMS, pelo celular, relembrando a data e o horário da consulta agendada. Elas são enviadas 48horas antes do compromisso e indica um número de telefone para o paciente ligar e avisar, caso não possa comparecer. Avisos são encaminhados às pessoas com consultas agendadas nas especialidades médicas e nas clínicas básicas.

 

Por meio do SIM Vinhedo Cidade Digital, a Prefeitura tem o cadastro dos usuários e da agenda médica dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Saúde, dados que permitiram ao município implantar o serviço de mensagens por SMS.

 

Graças ao sistema de fibra ótica existente nas Unidades de Saúde é possível ainda interligar as agendas de atendimento, permitindo mais controle e agilidade no atendimento à população. Por meio deste trabalho, por exemplo, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera para consultas de pediatria nas Unidades Básicas de Saúde do município. Hoje, o familiar que precisa agendar um horário para a criança nesta especialidade consegue vaga para o mesmo dia.


            Dados do primeiro quadrimestres

            Ainda de acordo com os dados do primeiro quadrimestre deste ano, mais de 92 mil consultas médicas foram executadas na Rede Municipal de Saúde, sendo 23.411 consultas nas clínicas básicas, 19.975 consultas de especialidades médicas e 48.839 atendimentos de urgência e emergência.  Atendimento odontológico, de fisioterapia e de enfermagem não estão computados nestes números.

 

Fonte: vinhedo.sp.gov.br

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web