Vinhedo - Quinta-Feira, 30 de Março de 2017 - Hora:14:55

Santa Casa é tema de encontro do prefeito Jaime Cruz com o Ministro da Saúde

Na série de encontros que faz em Brasília em busca de projetos e investimentos para Vinhedo, o prefeito Jaime Cruz esteve nesta terça-feira, 28, em um evento no Ministério da Saúde, que teve como tema as Santas Casas brasileiras.

O prefeito esteve neste evento acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Junior Choca, do chefe de Gabinete, Eduardo Gurian, do diretor de Planejamento, Eduardo Galasso, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Nil Ramos, e da vereadora Flávia Bittar.

 

Estavam presentes prefeitos e gestores de diversos municípios, que foram recepcionados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo secretário do Trabalho e Gestão da Saúde, o técnico Rogério Luiz Abdalla. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Fausto Pinato.

 

Durante o evento, o prefeito Jaime Cruz ressaltou ao ministro o trabalho que fez pela reabertura da Santa Casa de Vinhedo, que está em funcionamento há 1 ano por conta de investimentos em infraestrutura e equipamentos feitos pelo próprio município.

 

Jaime Cruz salientou também a dificuldade enfrentada não somente por Vinhedo, mas por praticamente todas as Santas Casas do país, a dificuldade de manter a filantropia, porque precisa manter pelo menos 70% de atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS), apesar dos valores de tabela por procedimentos que são repassados serem muito baixos, o que dificulta o equilíbrio financeiro, ainda que o município pague ao hospital 2,6 vezes a tabela SUS.

 

O prefeito explicou também a questão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por conta dos custos altos para manutenção desse serviço, já que os valores repassados pelo Ministério da Saúde cobrem apenas uma parte das despesas. Outro tema apresentado pelo prefeito foi o Programa Médico da Família, que a Prefeitura de Vinhedo pretende implantar ainda neste ano.

 

O ministro reconheceu a dificuldade que os municípios enfrentam na questão da Saúde e pediu inclusive que as cidades possam conversar entre si para estabelecer uma espécie de cooperativa intermunicipal para, com um novo cenário, através de um consórcio, as cidades consigam manter seus hospitais, porém, com custos menores.

 

O prefeito Jaime Cruz e o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, aproveitaram a visita ao Ministério da Saúde para protocolar diversos pedidos para o município.

 

“Em que pese a situação financeira da Prefeitura, estamos fazendo o máximo de esforço para manter a Santa Casa e oferecer uma serviço de qualidade para a nossa população. E esse contato com o Ministério da Saúde é fundamental para que possamos conseguir mais recursos para o município”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web