Sexta-Feira, 04 de Agosto de 2017 - Hora:11:58

Cientistas testam exame de sangue capaz de ‘prever’ metástase do câncer de mama

Pesquisadores identificaram 'assinatura genética de célula' que ajuda a identificar se tumores de mama vão migrar para o cérebro. Estudo foi publicado na 'Nature Communications'.

 

Pesquisadores do Houston Methodist Hospital, nos Estados Unidos, estão testando exame de sangue capaz de detectar com antecedência se células do câncer de mama tendem a se disseminar para o cérebro.

 

O teste se baseia na detecção de uma espécie de “assinatura genética” de células de tumores metastáticos -- o que permite diferenciá-las de outras estruturas do tumor, mais antigas.

 

O exame é particularmente importante, apontam os cientistas, porque cerca de 20% dos cânceres de mama vão sofrer metástase para o cérebro com o passar do tempo.

 

O artigo foi publicado nesta sexta-feira (4) na “Nature Communications" e se baseia em linhas de pesquisa que têm ganhado força no estudo de tumores metastáticos: as que investigam as chamadas “Células Circulantes de Tumor” (CTC, na sigla em inglês).

 

O feito do grupo Houston, liderado pelo pesquisador Dario Marchetti, foi confirmar que as CTCs de tumores de cérebro são diferentes de outras células circulantes.

 

A investigação dessas células para diferentes tipos de câncer é forte candidata para o desenvolvimento de variados testes capazes de analisar a progressão do câncer no futuro; e, com isso, permitir com que intervenções sejam feitas mais rapidamente.

 

Contribuição da pesquisa

 

O exame pode identificar “micro metástases” de um tumor de mama que ainda não estão visíveis em exames de imagem como a ressonância magnética.

 

Uma outra aplicação do teste é em pacientes que já tiveram tumores de cérebro detectados em exames de imagem – nesses casos, o exame poderia avaliar o sucesso ou não do tratamento a partir da detecção de células metastáticas no sangue.

 

Pesquisadores também pretendem que o exame possa ser um substituto para a biópsia, consideradas mais invasivas.

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web